MEDIDAS BÁSICAS DE PROTEÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

Lave as mãos com frequência

Lave as mãos com frequência com um desinfetante para as mãos à base de álcool ou sabão e água.
Porquê? Lavar as mãos com um desinfetante à base de álcool ou sabão e água mata o vírus se estiver nas suas mãos.

Adote medidas de higiene respiratória
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço; deite fora o lenço imediatamente e lave as mãos com um desinfetante para as mãos à base de álcool, ou sabão e água.
Porquê? Cobrir a boca e o nariz durante tosse ou espirro impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir cobrindo-se com as mãos, pode contaminar objetos ou as pessoas em que toca.

Mantenha o distanciamento social
Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre si e outros, particularmente aqueles que tossem, espirram e têm febre.
Porquê? Quando alguém com doença respiratória, como infeção por nCoV 2019, tosse ou espirros, projeta pequenas gotículas que contêm o vírus. Se estiver muito perto, pode inalar o vírus.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Porquê? As mãos tocam em muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se tocar os olhos, nariz ou boca com mãos contaminadas, pode transferir o vírus da superfície para si mesmo.

Se tem febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico
Informe o seu médico se viajou para uma área onde a presença 2019-nCoV foi relatada, ou se teve contato próximo com alguém que viajou para essas áreas e tem sintomas respiratórios.
Porquê? Sempre que tem febre, tosse e falta de ar, é importante procurar ajuda médica imediatamente, pois esses sintomas podem ser devido a uma infeção respiratória ou outra condição grave. Sintomas respiratórios com febre podem ter uma variedade de causas, e dependendo do seu histórico de viagem e circunstâncias pessoais, 2019-nCoV pode ser um deles.

Evite comer produtos animais crus ou mal cozidos
Manuseie carne crua, leite e órgãos animais cuidadosamente para evitar contaminação cruzada com alimentos crus, de acordo com as boas práticas de segurança alimentar.