TELETRABALHO

Com a pandemia COVID-19, grande parte dos funcionários das empresas estão a trabalhar remotamente. Foi uma mudança forçada, rápida e que colocou em causa o paradigma normal do trabalho.

O que sentem os trabalhadores acerca desta experiência? O que mudou e o que veio para ficar? Quais as vantagens e as desvantagens?

A Okta fez um inquérito a 6.000 trabalhadores  do Reino Unido, Alemanha, França e Países Baixos e descobriu que, por exemplo, apenas 25% dos entrevistados do britânicos deseja voltar ao local de trabalho cinco dias/semana. Já 33% dos franceses manifestam esse desejo.

Contudo, apenas uma minoria dos trabalhadores deseja trabalhar apenas remotamente (17%). O cenário ideal é  um modelo misto, no qual a equipa pode trabalhar em casa em regime parcial.

A investigação da Okta mostrou ainda que mais de metade dos entrevistados afirma que a sua produtividade aumentou graças ao tempo livre adicional no seu quotidiano.

O maior obstáculo tem sido cultural. Embora a maioria esteja totalmente à vontade com reuniões virtuais, sentem que a comunicação e a colaboração com os colegas foram afetadas. Quase 60% dos inquiridos britânicos sentem falta do convívio laboral.

Para alguns, esta nova forma de trabalhar trouxe benefícios, visto que não existe tempo perdido em deslocações, conseguem ter um maior nível de concentração e um equilíbrio visivelmente melhorado entre a vida profissional e a vida pessoal.

Por mais desafiante que seja, uma coisa é clara: não é possível voltar ao normal, como tal era conhecido.

VANTAGENS DO TELETRABALHO

Para o trabalhador:

  1. Há uma redução de custos e despesas. Poupa em deslocações e refeições que teria de fazer fora de casa, por exemplo;
  2. Existe uma grande liberdade e autonomia de trabalho, que pode ajudar na produtividade e gestão de tempo;
  3. Alguma flexibilidade de horários na execução das tarefas;
  4. Uma menor carga de stress, por não ter distrações de transporte, por exemplo.

No caso das empresas:

  1. A possibilidade de extensão e flexibilidade no que respeita aos horários de trabalho;
  2. Libertação de espaço e recursos na empresa;
  3. Redução dos custos relacionados com a atividade da empresas;
  4. Vantagem de poder captar talentos que se encontram no país de origem e em outros países do mundo.

DESVANTAGENS DO TELETRABALHO

Para o trabalhador:

  1. Jornadas de trabalho mais longas, com uma grande probabilidade de se prolongarem para lá do horário normal de trabalho, pois existe maior flexibilidade;
  2. Isolamento, rotina, bloqueio de criatividade;
  3. Não há uma ligação com a empresa fisicamente e com outras equipas;
  4. Pode levar a que se misture a vida pessoal com a vida profissional;

No caso das empresas

  1. O controlo sobre o trabalho que está a ser realizado é menor;
  2. Podem existir dúvidas frequentes na informação prestada;
  3. Falta de contacto regular pode gerar desentendimentos e discussões;
  4. Falta de espírito de grupo, de “amor à camisola” que tantas vezes superam obstáculos enormes.

 

fontes:

https://www.itinsight.pt/news/operacao/colaboradores-pretendem-manter-o-trabalho-remoto

https://expressoemprego.pt/carreiras/teletrabalho–vantagens-e-desvantagens/4711